19 de mai. de 2010

WAP

O protocolo WAP, especifica dois elementos essenciais para a comunicação sem fio: um protocolo de comunicação fim-a-fim e um ambiente de aplicação baseado em visualizadores ("browsers"). Muito da arquitetura WAP foi inspirada na Internet atual, visando justamente se agregar a ela com o menor esforço possível, em virtude dessa característica semelhantes entre Wap e Web não são meras coincidências.O protocolo WAP é basicamente uma pilha de protocolos de comunicação que tem como meta unir um servidor de aplicação à um dispositivo sem fio ("wireless user agent"), numa filosofia Cliente/Servidor, ou seja, o dispositivo sem fio faz a requisição de alguma informação a um servidor e este lhe responde os dados requeridos.







Muitos paralelos podem ser feitos, entre a arquitetura TCP/IP e a arquitetura WAP. A fim de que o leitor não encare o protocolo WAP de uma maneira "metafísica", descreveremos brevemente abaixo os principais elementos de sua pilha de protocolos, relacionando-os com seus equivalentes no TCP/IP. Observe o diagrama abaixo:



Basicamente podemos observar as seguintes entidades:
Wireless Application Enviroment (WAE): Consiste na camada de "aplicação" do protocolo, estabelecendo padrões para os Browsers (visualizadores) e para a linguagem de renderização (WML). Na Internet seria equivalente à especificação do HTML.
Wireless Application Protocol (WAP): Divido em 4 subcamadas (1-Sessão, 2-Transação, 3-Segurança e 4-Datagrama) é a camada responsável pela requisição e transporte dos dados, implementando neste nível requisitos de segurança e controle transacional. Seu equivalente na Internet seria uma mistura de HTTP com o TCP/UDP
Bearer: É a camada equivalente ao nível de enlace da arquitetura OSI/ISO, responsável pela condução dos dados "no ar", entre a celular da operadora até o dispositivo em wireless, varias tecnologias podem ser empregadas, comumente se usa SMS e CSD.



Browser, só que interpreta e renderiza código WML (Wireless Markup Language). WML é o conjunto de umas poucas tags existentes no HTML com o formalismo de sintaxe do SGML, que por sua vez é o pai de todo mundo (XML, HTML, WML, etc.)A arquitetura da sistema que possibilita que o dispositivo sem fio (comumente um celular) se conecte com a Internet, em si, é muito simples. Basicamente o dispositivo sem fio estabelece um circuito de troca de dados (CSD- Circuit Switch Data) junto ao hardware da operadora (na verdade, o celular, no caso, liga para um modem e estabelece uma linha de dados e não de voz). Após isso, o dispositivo está pronto para fazer requisições à rede, entretanto ele não faz essa requisição diretamente, ele faz isso através de um elemento que desempenhará o papel de proxy de sua conexão. Esta entidade, geralmente um simples computador, é conhecido com WAP Gateway e tem a função de fazer as requisições HTTP na Internet pelo celular.

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